segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Nosso Mundo - Sob o Mar dos Açores (Parte 2) (SIC)


Título Original Sob o Mar dos Açores
Ano 2013
Director
Distribuidor
Organização
Data de Emissão 13/04/2014
Canal SIC
Duração 00:45:28 min
Tamanho 456 MB

Este trabalho dá a conhecer as principais espécies que podem ser encontradas no mar dos Açores bem como algum do trabalho dos cientistas que se dedicam ao seu estudo.

 Sob o Mar dos Açores” é um trabalho que reúne dois episódios de 45 minutos cujo objectivo é divulgar, de forma transversal, o imenso potencial das águas que banham o arquipélago, em termos de vida selvagem e de recursos marinhos bem como da sua exploração, desde o litoral ao mar profundo.
As imagens dão uma ideia de quão maravilhoso é este mundo subaquático. Nas águas límpidas do Atlântico, reina a abundância e a biodiversidade. Ao explorar a região costeira, as baixas e os pequenos montes submarinos, os documentários dão a conhecer a fauna marinha, os hábitos e ecologia das espécies e a função das estruturas naturais. Os restos de naufrágios, que denunciam a ocorrência de alguma tragédia antiga, são agora importantes pontos de fixação de vida marinha.
O mar – no seu todo – desde os peixes aos seres pelágicos e cetáceos… são explicados pelos investigadores do IMAR e do DOP [Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores] e pelas autoridades locais, na expectativa de divulgar o tão propalado manancial de riqueza que se esconde no ventre das águas, acreditando poder sensibilizar a comunidade para a necessidade de conservar e explorar, de forma sustentada, os recursos disponíveis.

Fonte: Sob O Mar Dos Açores (PT-PT)

Sem comentários:

Enviar um comentário